sexta-feira, 22 de junho de 2007

Gótico


°° O Estilo Gótico na Moda °°

Gothic Lolita é uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino), que vestem roupas de inspiradas, em sua maioria, pela Vitoriano, Rococó ou Edwardiano e freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas. A origem do gosurori é uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil – e certas características da moda gótica. Hoje, a tribo de jovens góticos cresce cada vez mais nas grandes cidades, onde organizam festas e até raves no estilo. Niilistas, os jovens são adoradores das trevas, vestem preto e ostentam acessórios de metal como colares de cruzes, anéis de caveiras, piercings e tatuagens de estilo marcante (frases profundas em letras góticas, por exemplo). Basta olhar para a coleção de Christian Dior,assinada por John Galliano,numa coleção do Inverno 2006;2007,para concluir que ainda há muito à admirar.Um show de vermelhos, à primeira vista porque o sangue de Maria Antonieta,a rainha decapitada,era um dos conceitos.Um sangue nem sempre se traduzia nas cores dos vestidos.Podia ser um líquido vermelho ondulando dentro de uma encharpe ou estola de plástico transparente,ou alguns borrifados rubros sobre a maquiagem.Pela descrição parece lúgrube,mas como estilo,resultou um gótico inesperado: Vermelho. A maquiaquem escura,nos cabelos penteados exóticos...Os looks são calças,saias justas com aplicações de formas de borracha ou couro,capas e casacos primorosos,e na complementação,destaque para os cintos com fivelões retangulares.





°° Gótico °°

O termo gótico têm sua origem ligado a um estilo de arte medieval presente entre os séculos XIII e XIV que sucedeu ao estilo românico (séculos XI e XII) fazendo-lhe oposição. Sua presença é marcante no que se refere principalmente a arquitetura, sendo famosas as catedrais que seguiram o seu padrão arquitetural como Notre-Dame de Paris, Chartres e Reims.
O movimento romântico que se fez presente no século XIX procurará romper com os valores do classismo que assim como o renascimento exaltava os valores estéticos da antiguidade clássica e o racionalismo. Ao afrontar esses padrões o romantismo faz uma espécie de "reabilitação" da Idade Média e do seu imaginário.Muitas obras românticas como por exemplo "Notre-Dame de Paris"de Vitor Hugo têm como cenário a Idade Média. Entretanto a visão dos românticos era extremamente idealizada

Nenhum comentário: