sexta-feira, 29 de junho de 2007

Rockabilly

* Rockabilly nas passarelas *
...
Os anos 50 transpiram feminilidade e romantismo: colares de pérolas, roupas bem estruturadas e tecidos nobres fazem parte do glamour desta época. Claro que tem o outro lado. Nesta época as indústrias têxteis renovaram-se criando os materiais sintéticos, como o náilon, que passa a fazer parte de lingerie e malhas.Foi nos anos 50 que a juventude americana lança a moda “Rockabilly"
A moda psychobilly é caracterizada por um penteado chamado “quiff”, enquanto as roupas combinam o estilo punk (cabelo tingido, trajes surrados e rasgados e jaquetas de couro), com a moda inicial do rockabilly (estampas com figuras de animais).
Inspirada pelo universo das pin-ups, o desfile da estilista Athria Gomes exemplifica como a moda de um novo designer tem mesmo que parecer com quem desenha a coleção.
Assim, a estilista encontra na não-modelo tatuada o personagem mais importantena passarela. Danielle Winits, uma pin-up por excelência, fez pose com saltinho levantado na ponta da passarela.
Ora romântica, ora rockeira, motoqueira ou fetichista, as meninas se divertem com bolerinhos, shorts de cintura bem alta, estampas de cerejinhas, listras e paetês. É vintage, mas não tem cara de brechó.





# Rockabilly #

Rockabilly é um dos inúmeros gêneros do rock and roll. Tornou-se conhecido durante os anos 1950, devido a artistas norte-americanos. Durante aquela década, o gênero foi impulsionado por batidas atrativas, guitarras e contrabaixos acústicos que eram tocados usando a técnica slap-back (batendo nas cordas, ao invés de puxá-las individualmente).
Embora o rockabilly seja considerado como tendo surgido no início dos anos 50, quando
Bill Haley começou a misturar jump blues com electric country, pode-se dizer que surgiu pelo desenvolvimento da música country dos anos 40 - com artistas como: Tennessee Ernie Ford (Smokey Mountain Boogie), Hank Williams (Rootie Tootie), e Merle Travis (Sixteen Tons).
"Rock Around The Clock", sucesso lançado por Bill Haley em
1954, foi o ponto de partida do estilo, e catapultou as carreiras de diversos artistas do rockabilly. No mesmo ano, entretanto, um cantor chamado Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização do gênero com uma série de gravações lançadas pela Sun Records.
O rockabilly também é o estilo usado nas primeiras gravações de
Buddy Holly.
Já em
1958, a maioria desses artistas haviam mudado de estilo, e o rockabilly praticamente desapareceu da música popular norte-americana.
Nos
anos 80, os The Stray Cats reacenderam um breve interesse no rockabilly. Mais tarde, bandas como The Cramps e Reverend Horton Heat mesclaram o estilo com o punk, formando um sub-gênero chamado de psychobilly.
Bandas atuais de rockabilly usam em suas apresentações componentes teatrais característicos do gênero: penteados exagerados, roupas e atitudes de "bad boys", truques com o violoncelo e letras sobre automotivos e relacionamentos amorosos.

Um comentário:

Unknown disse...

MUITO LEGAL SEU BLOG!!!
tmbm sou de crtb,e adoro moda,parabens..murilo..